Como fazer cerveja da sua casa de um jeito simples e prático é o que você vai encontrar aqui nesse artigo.

Afinal, já imaginou ter sua própria cerveja para compartilhar com quem mais ama?

Como fazer cerveja da sua casa
Como fazer cerveja da sua casa

Por isso, saiba agora como fazer cerveja da sua casa de um jeito simples. Confira!

Passo a Passo de como fazer cerveja da sua casa 

Em primeiro lugar, você vai precisar separar alguns ingredientes para fazer cerveja artesanal da sua casa. Confira!

Publicidade
  • Malte Pilsen BWS – 5kg
  • Lúpulo Spalter Select (5,4% Ácido Alfa) – 24g
  • Fermento Fermentis S-04 (alta fermentação) – 11,5g
  • Água para adicionar o malte – 18l
  • Água para Extração do Extrato Residual – 20l

Modo de preparo

  1. Moer os 5kg de malte. Para isso, utilize um moinho de disco ou um moinho de rolo.
    Dica: moer o suficiente para abrir o grão de malte e expor o amido sem prejudicar a casca do malte. A casca triturada dificulta a filtração do mosto.
  2. Pesar 24g de lúpulo.
  3. Aquecer 18 litros de água até 68ºC em uma panela de Inox ou alumínio.
  4. Preparar mais 20 litros de água em outra panela. Aquecer a mesma até 76ºC.

​Como escolher o malte da forma correta

Em primeiro lugar, para saber como fazer cerveja da sua casa é preciso regular o moinho para que a casca se preserve e os grãos sejam bem triturados.

A- Como fazer a mosturação

Em primeiro lugar, adicione o malte moído lentamente aos 18 litros de água a 68ºC, agitando com uma pá de polietileno.

Nesse sentido, o importante é não deixar formar grumos e seguir o seguinte passo a passo:

  1. Primeiramente, no final do preparo anterior, a temperatura deve ficar próxima aos 65ºC
  2. Assim, deixar descansar esta mistura durante 80 minutos com a panela tampada. Vale lembrar que, se a temperatura baixar para 63ºC, é preciso aquecer com uma boca do fogão, no fogo baixo, até a temperatura atingir os 65ºC/66ºC novamente
  3. Por outro lado, toda vez que aquecer a mistura deve-se agitá-la, para obter uma leitura mais precisa no termômetro. Atingindo a temperatura, desligue novamente o fogo
Como testar o iodo
  1. Dessa forma, antes de completar os 80 minutos fazer o teste de iodo da seguinte forma: Com a colher que utilizou para agitar o mosto molhar a mesma dentro da mistura de malte e água e pingar algumas gotas sobre uma placa de toque ou prato de porcelana branco. Após, pegue o frasco do iodo 2% e pingue 1 gota sobre o mosto que foi colocado na placa. Assim, se a coloração for amarela ouro, após os 80 minutos, prosseguir com a receita aquecendo até 76°C se ainda estiver apresentando vestígios ou até coloração forte de uma “cor roxa” a mostura deverá ficar mais alguns minutos na temperatura de 65°C
  2. Em seguida, depois de 80 minutos elevar a temperatura para 76ºC em 5 minutos sempre agitando com a pá. Não suba bruscamente a temperatura, vá fazendo com que ela atinja o novo patamar no tempo certo. Se após este tempo permanecer a cor roxa interromper o processo. Além disso, as causas desse problema podem ser:
    ▸Falhas na moagem do malte;
    ▸Termômetro descalibrado;
    ▸Temperatura da mostura subiu no início da mostura acima dos 76°C, o que desativou as enzimas. 
  3. Por isso, você precisa deixar descansando mais 10 minutos com a panela tampada em 76ºC.

Vale lembrar que a água deve estar na temperatura de 68°C no momento da adição do malte.

Assim, adicione o malte aos poucos, sempre mexendo a mistura para não formar grumos.

Dessa forma, após o teste do Iodo, quando o indicador ficar com um om amarelo – ouro, é só concluir esta etapa.

B. Como fazer a filtração da cerveja

Em seguida, para saber como fazer cerveja da sua casa, uma das tarefas mais importantes a fazer é filtrar a cerveja.

Por isso, preparamos um passo a passo simples logo abaixo:

Publicidade
  1. Em primeiro lugar, passar a mostura (malte + água) através de um grain bag ou saco branco duplo (pode utilizar um daqueles usados para fazer pano de prato). Este saco deve estar bem limpo e esterilizado com água quente.
  2. Em seguida, aqui poderá ser utilizada também uma panela com um fundo falso. Neste caso deve-se colocar água a 76°C no fundo da panela até começar a sair pelos furos do fundo falso
  3. Quando for utilizar a panela com fundo falso, filtrar inicialmente o mosto primário (= primeiro mosto). Volume de ± 11-13 litros e densidade de ± 1.066 – 16,14° Plato
Dicas para extrair o açúcar residual corretamente
  1. Para facilitar a extração do açúcar residual contido ainda no bolo de bagaço, faça cortes no estilo “pizza xadrez”
  2. Adicione os primeiros 10 litros do total de 20 a 76°C. Procedimento conforme manual da panela de filtração. Os 10 litros filtrados nesta etapa são misturados com o mosto primário já filtrado
  3. Repita todo o procedimento com os outros 10 litros de água. Adicionar estes 10 litros ao restante do mosto já filtrado
  4. No caso do uso de um saco branco após filtrado o primeiro mosto, adiciona-se todos os 20 litros de água a 76°C em uma só vez.
  5. Misturar todo o mosto contido na panela de fervura que deverá ficar com densidade de 1.044.
Dicas importantes​

Ao fim do processo, é bom se atentar para verificar se o fundo falso esta bem colocado, colocando 2,2l de água quente na panela de 30L ou 4,5l na panela de 60L (76°C).

Em seguida, em uma outra panela, prepare a água quente (76°C) que será usada na lavagem do bagaço do mosto que está sendo filtrado.

Por fim, na hora da lavagem do bagaço, despeje a água devagar e de maneira uniforme com o auxílio de uma escumadeira. Faça a recirculação até que o líquido fique totalmente clarificado.

C . Como fazer a fervura do mosto

​Por fim, veja agora como ferver o mosto da sua cerveja:

  1. Primeiramente, levar o mosto filtrado a fervura intensa em uma panela. Pode ser a mesma utilizada na Mostura Inicial.
  2. Dessa forma, adicionar o lúpulo quando iniciar a fervura. 
  3. Em seguida, aos 55 minutos de fervura adicionar uma pastilha Whirlfloc para 25 litros ou 01 grama quando for granulado
  4. Posteriormente, ferver intensamente durante 70 minutos
  5. Depois, ao desligar o fogo verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade (que deverá ser em torno de 1,050). Recomenda-se o uso de um densímetro. 
Outras passos importantes
  1. Em seguida, após as medições de densidade e volume, com o auxílio da colher, misturar o mosto em movimentos circulares (como se dissolve o açúcar na xícara de chá) até formar um “redemoinho”.
  2. Por fim, deixar descansar por 20 minutos (panela tampada).
  3. Assim, extrair com sistema Sifão ou mangueira plástica tipo cristal nova (da mesma forma como se tira gasolina de tanque). Encher a mangueira com água antes para dar início ao sistema sifão, pois se fizer sucção com a boca há risco de queimaduras).
  4. Posteriormente, passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a sugar o mosto que está no nível superior da panela.
  5. Assim, no final vai ficar uma borra (conhecido como trub) no fundo da panela que não deve ser sugada, e sim descartada. Se a agitação foi bem feita a borra deve ficar aglomerada no centro do fundo da panela.
Dicas importantes

Dessa forma, para encerrar o processo de filtração, é hora de iniciar a fervura do mosto de forma intensa por 80 minutos.

Nesse sentido, é fundamental saber que é no início da fervura que se adiciona o lúpulo, lentamente.

Para isso, é bom usar uma mangueira para trasfegar o mosto para o fermentador.

Assim, os resíduos resultantes da fervura (trub) se acumulam no fundo da panela. Evite que estes sejam sugados e passem para o fermentador.

    D . Como fazer o resfriamento

Em seguida, com sua cerveja quase pronta, você vai saber agora como fazer o resfriamento da sua bebida. Confira!

  1. Assim, o mosto límpido retirado por cima deve ser resfriado através do sistema “Banho Maria” até uma temperatura de 20ºC. Utilizar gelo para o resfriamento ser mais rápido ou o sistema de resfriamento com serpentina.
  2. Além disso, quando estiver se aproximando a temperatura desejada, agitar bem com uma colher esterilizada para oxigenar o mosto.
  3. Dessa forma, é só adicionar o fermento preparado conforme instrução no recipiente que será utilizado para fermentar e derramar o mosto resfriado sobre ele. Caso já tenha colocado o mosto no fermentador adicionar o fermento por cima e homogeneizar o mosto e o fermento.
Dicas importantes

Nesse sentido, a dica é usar um Chiller simples ou duplo conforme sua necessidade.

Dessa forma, você precisa colocar o Chiller dentro do mosto de forma que consiga movimentá-lo.

Em seguida, é bom agitar o Chiller constantemente para cima e para baixo. Este processo deve ser feito da forma mais rápida possível até atingir 23°C.

E .Como fazer a fermentação

Posteriormente, veja agora como fazer a fermentação:

Publicidade
  1. Primeiramente, o fermentador poderá ser um recipiente (bombona) de água mineral ou com balde plástico alimentício com tampa.
  2. Assim, colocar uma tampa no fermentador e lacrar bem, no centro desta tampa fazer um furo justo para encaixar uma mangueira plástica fina, a outra extremidade colocar dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool. Outra opção é colocar um Airlock
  3. Em seguida, as borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando
  4. Posteriormente, o fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC
  5. Vale lembrar que este tempo de fermentação normalmente é de 6 dias
  6. Além disso, outra forma de saber se a fermentação chegou ao fim é determinando a densidade que deverá ficar em torno de 1,010.

    Dessa forma, com temperaturas mais baixas o tempo de fermentação poderá levar mais dias!
Dicas importantes

Assim, separe 150 ml de mosto em um frasco, que será usado para a adição do fermento. Resfrie este frasco até 23°C, dissolva bem o fermento e aguarde a sua “ativação”.

Depois, adicione ao mosto que está sendo resfriado assim que o mesmo chegar a 23°C.

Por fim, lacre o balde fermentador e certifique-se que o airlock foi corretamente arrolhado.

F . Como fazer a maturação

Posteriormente, a maturação da cerveja pode ser feita de duas formas:

Maturação no barril
  1. Primeiramente, quando praticamente não estiverem saindo bolhas de gás através da mangueira plástica fina está na hora da interromper a fermentação
  2. Dessa forma, você poderá usar um barril de 20 litros ou 2 barris de 10 litros, sem o tubo sifão, previamente lavados e esterilizados com água quente
  3. Para 20 litros colocar 100 gramas de açúcar refinado no barril e transferir a cerveja do fermentador para o barril pelo sistema sifão fazendo com que a extremidade de saída fique submersa até o fundo do barril para evitar espuma (lembrando que esta mangueira deve estar bem limpa e esterilizada)
  4. Além disso, para forçar o sistema sifão encher a mangueira com água. Logo que entrar um pouco de cerveja no barril interrompa o fluxo quebrando a mangueira plástica. Agite o barril para dissolver bem o açúcar. Continue com o enchimento até completar os barris selecionados. Feche o barril com o tubo Sifão e mantenha o barril na temperatura de 20ºC a 23ºC, durante 4 a 5 dias
  5. Assim, durante este período deve-se controlar através de um manômetro adaptado na válvula extratora que a pressão atinja de 2,0 a 2,5 Kg/ Cm²
  6. Por fim, depois coloque o barril em uma geladeira normal a uma temperatura de 5-8°C durante 10 a 15 dias. O barril está pronto para ser ligado a uma chopeira e ser servido.
​Na garrafa
  1. Primeiramente, o procedimento é igual ao Barril: utiliza-se garrafas de vidro (as garrafas normais para cerveja, com bocal para tampinha metálica. Tudo previamente bem lavado e esterilizado
  2. Dessa forma, em cada 1 litro de cerveja colocar 5 gramas de açúcar.
  3. Em seguida, extrair cerveja do fermentador novamente com mangueira pelo sistema sifão
  4. Assim, se o fermentador tiver uma torneira, adaptar uma mangueira (previamente limpa e esterilizada) na saída da torneira.
  5. Posteriormente, colocar uma pequena quantidade e agitar para dissolver o açúcar, completar com cerveja até o nível. A mangueira deve ir até o fundo da garrafa para evitar espuma. Tampar bem as garrafas.
  6. Por fim, manter as garrafas na temperatura de 20ºC a 23 ºC, até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/ cm². Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias
  7. Dessa forma, a cerveja estará pronta para ser consumida.

Portanto, viu como é o passo a passo certo para fazer sua cerveja artesanal?

Veja também: Cursos online gratuitos do Senai

Por isso, agora que sabe como fazer cerveja da sua casa, é só cumprir o passo a passo e aproveitar!

Continue nos acompanhando!