A saúde bucal é uma das formas mais simples e importantes para manter a qualidade de vida de qualquer pessoa, principalmente quando se trata de implante dentário, entre outros mais tratamentos.

Afinal, ter a falta de um dente pode comprometer de forma importante a saúde das pessoas, sobrecarregando o sistema digestivo e atrapalhar até a vida profissional.

Por isso, veja como fazer o implante dentário pelo SUS e de forma gratuita.

Publicidade

💎 Lembrando que os melhores apps e dicas ficam no final do artigo 💎

Como fazer implante pelo SUS

Se você já sonhou em recuperar seus dentes, porém acha que isso é algo muito distante por conta do alto custo do procedimento, saiba que é possível conquistar o sonhado Implante dentário pelo SUS de forma 100% gratuita.

Afinal, como diz o velho ditado,  “o sorriso é nosso cartão de visita”, no entanto, ter a saúde bucal vai muito além da aparência.

Isso porque, ter uma boca saudável garante:

  • uma boa alimentação,
  • maior facilidade ao falar e 
  • maior segurança para se relacionar com outras pessoas.

Por tudo isso, manter o sorriso em dia está ligada à qualidade de vida e por isso, agora existem soluções gratuitas para problemas com a saúde bucal. 

Uma delas é o implante dentário oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Como fazer implante pelo projeto Brasil sorridente

Com o objetivo de transformar a realidade do Brasil em termos de saúde bucal, em 2003 o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal. 

Assim, nasceu o programa Brasil Sorridente, que realiza uma série de medidas que buscam a saúde do sorriso dos brasileiros.

Vale destacar que, entre elas, estão diversas ações de prevenção (como campanhas educativas nas escolas) e recuperação (implante dentário pelo SUS, por exemplo).

Neste sentido, o Brasil Sorridente ampliou o acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do SUS. 

Afinal, as ações e serviços do Brasil Sorridente atendem cidadãos de todas as idades.

Tudo porque, esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família, postos de saúde, unidades móveis, centros especializados e hospitais conveniados ao programa.

Serviços oferecidos pelo programa

Além do implante, também é possível acessar a outros tipos de procedimentos odontológicos de forma 100% gratuita, pelo SUS, entre elas:

  • Implantes Dentários
  • Extrações
  • Limpezas
  • Exames bucais para detecção de câncer bucal infecções ou outras doenças
  • Restaurações
  • Aplicação de flúor
  • Retirada dos sisos
  • Tratamento de cáries
  • Aparelho dental gratuito
  • Biópsias
  • Cirurgias

Afinal, como ter acesso ao implante dentário pelo SUS

O programa Brasil Sorridente pode ser acessado por qualquer pessoa que deseje ter acesso a implantes dentários de forma gratuita. Porém, cidadãos de baixa renda têm preferência.

Para garantir o atendimento, primeiramente, é preciso acessar o site do Brasil Sorridente. Lá é possível verificar se na sua região já tem o serviço de implante dentário pelo SUS disponível.

Assim, caso a sua região já conte com o programa Brasil Sorridente, você poderá solicitar seu implante no posto de Saúde. 

Desta forma, logo após conferir o local mais próximo, é só ir até lá com seu cartão do SUS.

Depois, no posto de saúde você vai fazer um cadastro para agendar suas primeiras consultas com o especialista.

Vale lembrar que por se tratar de um programa gratuito que possui uma alta demanda, por vezes a chamada pode levar algum tempo.

LEIA TAMBÉM:

DIU pelo SUS: Como colocar?

App de Receitas Fitness – Veja como manter a dieta variando o cardápio