O ditado popular é praticamente inesquecível: o cachorro é o melhor amigo do homem. E, neste caso, pode ser do homem, da mulher, da criança, de qualquer um. É difícil quem não goste deles. Por isso, veja 7 vantagens de ter um cão em casa.

Antes de listar os prós, é bom lembrar que muitos animais estão abandonados à procura de um tutor para adotá-los. Então, essa atitude precisa ser bastante responsável. Sendo assim, agora vamos aos benefícios de ser ter um dog em casa.

Publicidade

Mais movimento

A necessidade de brincar e fazer passeios com o seu novo amigo pode tornar sua vida até mais saudável, queimando calorias durante os exercícios com o cão e inclusive reduzindo riscos de doenças como diabetes.

Leia também: 5 atitudes para lidar com rejeição social

vantagens de ter um cão
(Foto: Victor Grabarczyk / Unsplash)

Redução da pressão arterial

Ainda no que diz respeito às doenças, há comprovação de que um pet desses em casa pode trazer melhorias à pressão arterial. É o que descobriu estudo da Harvard Health Publishing, que mostra índices mais baixos de triglicérides e de colesterol em quem convive com os cães.

Xô, depressão

Outras pesquisas mostram aumento na qualidade de vida de idosos que são tutores desses animais. Os cães, aliás, podem ser aliados para espantar a depressão dessas pessoas.

Imunidade aumentada

Estar em contato com cães pode significar aumento na imunidade de bebês e crianças pequenas, descobriram alguns estudos recentes. No entanto, é bom lembrar de alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos após entrar em contato com os animais.

Amizade

As crianças também podem aprender mais sobre solidariedade durante o convívio. Desde cedo, passam a compreender melhor como ter respeito às necessidades de outros seres vivos a partir dessa relação, tornando-se menos egoístas.

Vida social

Os pets, principalmente, podem garantir mais amizades. É que, segundo pesquisa realizada no Reino Unido, 40% dos tutores ouvidos disseram ter construído novos laços com mais facilidade.

Risadas certas

Quem nunca riu das atitudes dos cães que atire a primeira pedra. Eles aprontam, mas divertem muito, proporcionando inúmeros momentos de alegria às pessoas.

E aí, gostou das vantagens de ter um cão em casa? Para continuar bem informado, siga acessando outros conteúdos do Jornal Positivo.