Muitas pessoas, em determinado momento da vida, pensam na possibilidade de ter um animal de estimação. Aí, junto a esse pensamento, pode bater a dúvida: qual é o melhor a se escolher? Para te ajudar na escolha, neste artigo vamos listar 7 vantagens de ter um gato em casa.

Afinal de contas, quais são os prós que esses bichanos trazem à vida de seus tutores?

Publicidade

Vantagens de ter um gato

Independência

Eles costumam dar um pouco menos de trabalho. São considerados, de certo modo, até independentes, quando comparados a outros animais.

  • No que se refere à higiene, por exemplo, costumam fazer a própria limpeza de maneira natural e os banhos, portanto, são indicados a cada dois meses;
  • Uma caixinha de areia é suficiente para que façam suas necessidades, podendo assim facilitar a sua vida na hora da limpeza;
  • Os gatos se entretêm facilmente com itens e brinquedos simples.vantagens de ter um gato

Melhora da saúde do tutor

Um estudo da Universidade de Minnesota, de 2009, indica que os gatos podem diminuir os níveis de estresse dos humanos. Segundo os cientistas, tutores teriam até 30% a menos de tendência a morrer de ataque cardíaco.

Amigos do sono

Outra pesquisa, de uma clínica de saúde do sono dos Estados Unidos, aponta que 41% dos tutores de gatos ouvidos disseram dormir melhor com eles ao lado.

Tchau, alergias

Esse ponto positivo pode até parecer piada… Mas não! Pesquisa do National Institutes of Health, dos EUA, descobriu que crianças de menos de um ano, ao serem expostas aos felinos, evoluem em termos de imunidade. Não apenas com relação à própria alergia a gatos, bem como também ficam mais resistentes a poeira, pólen, entre outras coisas.

Leia também: Como reduzir o excesso de açúcar no sangue

Ronronar regenerativo

Cientistas também chegaram à conclusão que o ronronar dos animais pode operar como agente terapêutico. Já que o som deles pode vibrar entre 20 e 140 hertz, isso significa possibilidade de contribuir com a recuperação de tecidos e ossos humanos.

Caçadores

Gatos são excelentes caçadores, uma característica de longa data. Inclusive, livraram a sociedade de muitas doenças transmitidas por roedores.

Leais

Estudo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, chegou à descoberta de que os gatos ficam incomodados quando não estão perto dos tutores. Isso, segundo os cientistas, acaba com o estereótipo de que eles não são grandes companheiros e fiéis aos seres humanos.

E aí, gostou de conhecer as vantagens de ter um gato? Não se esqueça, é claro, de entregar todo o seu amor e carinho a eles. Dessa forma, a relação só tende a crescer.

Não deixe de acessar outros conteúdos do Jornal Positivo.